Segmentos de Varejo

 

     Varejo é um termo usado para designar os setores de comércio que vendem diretamente para os consumidores finais. As atividades do comércio varejista são importantes, pois geram uma grande quantidade de empregos no Brasil.



      O Brasil é uma economia que gira cerca de US$2,3 trilhões por ano e, segundo a SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo), o setor de varejo e consumo representa um mercado de US$ 600 bilhões, que corresponde a quase 20% do PIB do país.

     Confira abaixo os segmentos em que já desenvolvemos soluções:

 

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Falar em arquitetura de varejo é ir além do projeto de arquitetura comercial. Fatores e personagens são estudados a fundo, o projeto desenvolvido sobre os conceitos da arquitetura de varejo, irá avaliar previamente o produto e o perfil do consumidor.

 

Analisar e entender todas as esferas envolvidas (consumidor e produto), diagnosticar quem é o consumidor, qual seu público alvo, dar identidade da marca ao espaço físico, empregar os valores sociais na edificação, entre outros são os pontos estudados para a adequação de um espaço comercial de sucesso.

Nada é especificado ou elaborado apenas por questões voláteis, todo equipamento expositor, iluminação e peças definidas, possuem um real porquê. O objetivo da arquitetura de varejo é: concretizar vendas, ofertando experiências, com base no comportamento de consumo do cliente.

Image by Clark Street Mercantile
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O segmento de materiais de construção, responsável por 9,1% do PIB brasileiro é fortemente dependente do desempenho da economia, é um dos segmentos mais atingidos pela desaceleração.
 

Muito embora a retração no mercado imobiliário e na indústria da construção civil favoreça a reforma em imóveis usados, o ambiente atual é bastante competitivo e tem exigido cada vez mais gestão empresarial.

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Representando 5,2% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, o setor supermercadista possuí cerca de 89,6 mil lojas segundo o ultimo levantamento de 2018 da ABRAS - Associação Brasileira de Supermercados. O faturamento das 19 maiores empresas do ranking supermercadista – que divulgaram informações – somou R$ 175,6 bilhões no ano passado, ante os R$ 159,3 bilhões registrados em 2017.

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Confira nossa Grade de Cursos

Setembro/20

Experiência sensorial no PDV

Entenda como os sentidos atuam sobre os processo de compra, perceba como a neurociência pode ajudar no comportamento de consumo e desperte emoções e crie conexões com seu cliente.

Agosto/20

Instalações Elétricas para Vendedores

Noções de elétrica básica para vendedores, conceitos da geração e distribuição de energia e os padrões de entrada exigidos pela concessionária. Como agregar valor ao cliente na hora da venda de fios e cabos elétricos, disjuntores, dispositivos de segurança (DR e DPS), noções de cálculos e dimensionamentos, eletrodutos e caixas de passagem, iluminação e muito mais!

Agosto/20

Planejamento e Gestão Estratégica de Varejo
de Materiais de Construção

Sua loja possui estratégia e objetivos? A construção de objetivos estratégicos é determinante para a existência no longo prazo. Conhecer todos os processos operacionais da loja pode ajudar o lojista desenvolver uma perspectiva de aprendizado diferenciada sob a ótica dos processos internos da loja, financeira, clientes e mercado. A importância do acompanhamento de indicadores para apontar se a estratégia definida está atingindo os objetivos de cada perspectiva estratégica e como culturalizar a equipe para converter a estratégia em um processo contínuo.

Setembro/20

Vitrines e Visual Merchandising de forma aplicada

O que é Visual Merchandising, como expor seus produtos com foco no tipo consumidor que busca? Trabalhando o ambiente de vendas sobre o conceito do VM com vitrines. Identificando o melhor tipo de vitrines e público-alvo.

Agosto/20

Gestão Estratégica de Liquidez no Varejo de
Materiais de Construção

Gestão do capital de giro da loja, observando compras, gestão de estoque, politica
comercial dos prazos de recebimento, com foco estratégico na liquidez da empresa.

Setembro/20

Layout de Lojas

Modelos de layout de loja e a setorização do PDV, otimizando as compras com foco no perfil de cliente. Aprenda o que é zonas quentes x zonas frias e entendendo a circulação e fluxo dos clientes no PDV para otimizar o consumo.

Agosto/20

Precificação no Varejo de MatCon

O impacto da gestão estratégica de preços no varejo de materiais de construção. Entendendo a diferença entre a precificação por margem bruta x markup. Definindo a diferença entre a precificação linear x precificação dinâmica. E como abordar o impacto da gestão de preço por categoria de produtos.

Agosto/20

Gestão Financeira no Varejo de Materiais de Construção

A dinâmica entre DRE e Fluxo de Caixa. Os indicadores oriundos do DRE e o impacto das despesas operacionais no varejo de materiais de construção. Como a falta destes
controles prejudica a lucratividade da loja?

Agosto/20

Loja 2.0 - Como Planejar sua Loja para aumentar 20% do Ticket médio das vendas em 10 meses com maior Lucratividade

Imagine se ao longo de um mês, você provoca-se em sua equipe uma dinâmica que desse um incremento de 2% de resultado positivo no fechamento do mês. Ao longo do ano este esforço resultaria em 20% no aumento do ticket médio de sua loja. Mas para isso é necessário fazer um upgrade na filosofia e valores de sua loja. Aplicando a metodologia que trabalharemos neste curso, sua loja chegará ao status de 2.0.

Setembro/20

Psicologia das Cores no ambiente de varejo

Como as cores influenciam nas emoções e consequentemente na experiência de compra. Como trabalhar seu calendário comercial através das cores para fortalecer sua identidade de marca com o cliente final.

 

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