Famílias diminuem o consumo

A pandemia fez com que as famílias repensassem em seus gastos e dívidas



Em uma comparação mensal, o Índice de Consumo das Famílias (ICF) caiu para um registro de 18,8% e de 77,4 pontos em maio para 62,9 em junho. Uma quarta queda e menor resultado das pesquisas desde 2010.


Em comparação do mesmo período em 2019, a baixa foi de 33,4% e desde o começo da quarentena a retração é de 40,7%, de março a junho. De acordo com a FecomercioSP, estes dados apontam uma lentidão na recuperação econômica mesmo com a flexibilização gradual em São Paulo.


Neste estudo foram avaliados setes itens começando por perspectiva profissional com uma queda de 31,7%, a perspectiva de consumo com 27,7% e o emprego atual que recuou com 21% comparado a março.


O fechamento e, consequentemente, uma paralisação de diferentes atividades econômicas, além de demissões em massa, alguns indicadores relacionados ao emprego estavam bem avaliados no início do período de levantamento dos dados, mas atingiram resultados históricos de mínimas com 55,1 e 46,6 pontos, respectivamente.



Efeitos da Covid-19 fizeram famílias repensarem em quais seriam suas prioridades econômicas (Foto: licença Freepik)


Isso afetou o mercado de crédito quando há o registro de que 93,4% de famílias não querem contrair o crédito nos próximos meses. Entretanto, o índice de endividamento caiu de 60,5% para 57,7% em junho, 111 mil a menos em relação ao mês anterior.


Com a impossibilidade de compras em lojas físicas a inadimplência também recuou com 21,6% em abril, 18,7% em maio e 15,6% atualmente. E dívidas com cartão de crédito ainda são o destaque com um porcentual de 69,4%, em seguida vem financiamento de carros com 16,8% e 15,3% para residências.


Uma possível solução é a redução do preço final do produto para atrair novamente os consumidores. Afinal, a pesquisa do ICF é realizada com o objetivo de ser um antecedendo de vendas do comércio.



Fonte: NewTrade

Texto por Juliana Neves – Redatora EVA

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