Consumidores optam por compras em e-commerce e pagamento por aproximação

A pandemia acelerou compras e pagamentos sem contato físico ou em objetos


Como resposta as novas formas de vivências e atitudes, o consumidor da América Latina e do Caribe estão modificando o seu comportamento em relação a compra e venda. As pessoas estão preferindo navegar mais por um e-commerce e, sempre que possível, optam pela tecnologia de aproximação para os pagamentos. Entre os meses de janeiro a março, mais de 13 milhões de usuários realizaram transação em e-commerce ou o seu primeiro pagamento em aproximação.


Um cenário que pode ser avaliado apontando que a cada duas pessoas de um grupo de dez estão com cartões ativos em modo on-line, podendo representar até 14% do total de contas Visa ativas presentes neste período de Covid-19. Sem dúvidas, o consumidor está concentrando seus gastos em e-commerce.


Em razão desta movimentação diferenciada de consumo, a Visa realizou um estudo e constatou que muitas pessoas sentem a necessidade de realizar compras em lojas físicas, dependendo do produto a ser adquirido, tendo o pagamento por aproximação como o principal método escolhido pelo consumidor. Algo confirmado quando que em mercados de 17 países da América Latina e Caribe registraram a ultrapassagem de dois dígitos na quantidade de pagamentos feitos por essa metodologia.



A preferência de pagamento é pela metodologia de aproximação sempre que possível (Foto: licença Freepik).

No Brasil, há o marco de sete milhões de transações mensais da bandeira Visa em dezembro de 2019. Já a partir de março, o aumento desta ação foi de cinco vezes maior de um ano para o outro.


“Os consumidores só mudam sua forma de comprar e pagar quando veem valor em fazê-lo. A pandemia mostrou rapidamente os benefícios do e-commerce e do pagamento por aproximação, influenciando o comportamento do consumidor no momento em que saúde, segurança e higiene são suas prioridades [...[“, explica Vanessa Meyer, head de Inovação e Design da Visa América Latina e Caribe.


Insights

A pesquisa da Visa provocou alguns outros apontamentos como que o cartão de débito foi a forma preferida de pagamento em 72% das vezes, com 63% do cartão de crédito e 44% em dinheiro. Além de 17% de consumidores usaram o pagamento por aproximação em suas últimas compras, dando preferência sempre que é disponível.


As pessoas declararam que comprar por um e-commerce é seguro com 39% dizendo que evitar o contato com as pessoas foi o principal motivo para compras virtuais e 26% explica que a única razão que compras on-line são mais fáceis e rápidas.


E um fator interessante é que 59% estão comprando produtos de limpeza e 47% são assinaturas de serviços streaming, como Netflix.


Fonte: Mercado&Consumo

Texto por Juliana Neves – Redatora EVA.

10 visualizações
logo 1 - transp@4x.png
  • Facebook
  • Instagram
  • Linkedin
  • Twitter
  • Pinterest

EVA - Escola de Varejo Aplicada © 2006 - 2020 | Um produto Renove - CNPJ: 08.992.904/0001-52